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sábado, 29 de janeiro de 2011

Funcionalismo


Bronisław Kasper Malinowski (Cracóvia, 7 de Abril de 1884  New Haven, 16 de Maio de 1942) foi um antropólogo polaco. Ele é considerado um dos fundadores da antropologia social. Fundou a escola funcionalista. Suas grandes influências incluiam James Frazer e Ernst Mach.



   
  O funcionalismo encontrou seu apogeu a partir de 1930, mas veio crescendo desde
1914 quando Malinowski iniciou seus estudos. Um ponto marcante do funcionalismo foi haver imprimido ao estudo da antropologia uma nova orientação. Ate então, tanto o
Evolucionismo como os difusionismos preocuparam-se com as origens, com os problemas das transformações socioculturais.
Malinowski e, depois Radcli e Brow, preocuparam-se em estudar e explicar o funcionalismo da cultura num momento dado, Ao funcionalismo não interessa mais explicar o presente pelo passado, mas o passado pelo presente.
Minha indiferença pelo passado e sua reconstituição não e, portanto, uma
Questão de pretérito por assim dizer, o passado sempre será atraente para o
Antiquário e todo antropólogo e um antiquário (...) eu pelo menos, certamente
Sou. A minha indiferença por certos tipos de evolucionismo e uma questão de
Métodos. (MALINOWSKI: 241)
Outro ponto marcante desta escola _e a visão sistemática utilizada na análise da
Cultura procurou explicar a maneira de ser de cada cultura, buscando as razões não
Mais nas origens. Os funcionalistas acreditavam ser possível conhecer uma cultura sem
Estudar-lhe a história.
Além disso, há o fato de ela ter-se apoiado de modo decisivo nas pesquisas de campo.
Malinowski foi quem mais desenvolveu esse tipo de atuação dentro da antropologia. Segundo ele era preciso fazer um estágio dos antropólogos junto aos povos primitivos.

O Funcionalismo de Malinowski, Definir a cultura como produto da natureza humana, isto é, reconhecia-se como filha da unidade psíquica do homem. O próprio conceito de cultura vai apoiar-se no conceito de
Natureza humana.
Por natureza humana, portanto exprimimos o determinismo biológico que
Impõe a toda civilização e a todos os indivíduos a realização de funções corporais
tais como respirar, dormir, repousar, reproduzir (MALINOWSKI: 246)
O determinismo de que ele fala e o que se prende ao fato irretorquivel de que as
Culturas poderão assumir formas mais variadas, mas deverão, necessariamente se aptas a satisfazer as necessidades básicas do homem.
Cultura, segundo MALINOWSKI e o todo integral constituindo por implementos de bem de consumo, por cartas constitucionais para os vários agrupamentos sociais, por idéias e ofícios humanos, por crenças e costumes.

Malinowski considerou axiomas gerais do funcionalismo:

1. A cultura e essencialmente uma aparelhagem instrumental pela qual o homem e
Colocado numa posição melhor para lidar com os problemas híspidos, concretos
Que lhe deparam em seu ambiente, no curso da satisfacao de suas necessidades.

2. E um sistema de objetos, atividades e atitudes, no qual parte existe como meio para
Um.

3. E uma integral na quais vários elementos são interdependentes.

4. Essas atividades e objetos organizados em torno de tarefas importantes e vitais, em
Instituições tais como a famlia, o clã, a comunidade local, a tribo e as equipes
Organizadas de cooperação econômica poltica, legal e atividade educacional.

5. Do ponto de vista dinâmico a cultura pode ser analisada numa série de aspectos
Tais como: educação, controle social, economia, sistemas de conhecimento, crenca e
Moralidade e também modos de Express criador e artístico.


Método funcionalista


Refere-se ao estudo das culturas sob o ponto de vista da funcao, ou seja, ressalta a
Funcionalidade de cada unidade da cultura no contexto cultural global. Uma caracterstica

Da abordagem funcional e descobrir as convenções existentes em uma cultura e saber como funciona.
Averiguar as funções de usos e costumes de determinada cultura que levam a uma
Identidade cultural, observação, (Observação participante) entrevista, etc.
As formas de pensar e agir de grupos diferentes deve merecer o maior respeito
Possível e, por isso, seria injusto a introdução deliberada de mudanças no interior dessas Culturas.
Por exemplo: o ensino do cristianismo entre grupos tribais brasileiros durante praticamente quinhentos anos foram uma violência e um desrespeito a cultura indígena.
Para os antropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e
Aprendidos da vida transmitida pelos indivduos e grupos em sociedade.
No funcionalismo segundo Malinowski através da Observação participante se aprende sobre a cultura do outro através de relatos e não funções empíricas mas visuais.

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